Dízimo?

A melhor maneira de começar este artigo é deixando claro nossa visão a respeito da prática do dízimo. Independente do que se diga, dizimar não é pecado! A proposta deste estudo é corrigir um pecado que se comete ao praticar o dízimo. Boa leitura.

O Senhor institui o dízimo para sustentar uma tribo que não tinha renda própria por ser inteiramente dedicada aos serviços espirituais. Os levitas eram responsáveis por todo o trabalho, limpeza e organização das cerimônias e sacrifícios.

Com a vinda do Salvador, o Messias, os sacrifícios e as cerimônias litúrgicas do templo foram terminadas, ou seja, os levitas não mais prestam serviços espirituais ao povo. Exatamente por isso não há ordenança do dízimo na Aliança da Graça.

1º Pecado: Ensinar que o dízimo é uma ordenança para a Igreja da Nova Aliança.

O dízimo, como vimos, pertence ao povo de Israel, na Aliança da Lei. Não é pecado algum querer praticar esse ato espiritual como um voto de fé, e de fato os que praticam o dízimo (como ato de fé e amor), são realmente abençoados, mas é algo individual e espontâneo.

O DÍZIMO NÃO É UMA ORDENANÇA PARA A IGREJA.

2º Pecado: Avareza!

Como as congregações de irmãos (“igrejas”) se manterão sem a obrigatoriedade do dízimo?

Na Aliança da Graça, o Espírito ordena à Igreja (“salvos em Cristo”) que cada um contribua com alegria DE ACORDO COM AS POSSIBILIDADES. Isso é com certeza maior do que o dízimo.

Muitas pessoas poderiam abençoar muito mais os irmãos e sua congregação com bem mais do que dez porcento mas se limitam por causa da avareza e do amor ao dinheiro. Por outro lado, muitos poderiam ajudar com menos do que dez porcento e deviam ser assistidos mas se sacrificam.

Uns não podem ter mais e outros menos, tem que ser equilibrado!

A necessidade de pessoas está acima de necessidades estruturais. O que adianta ter o aluguel do templo em dia se uma família que ali “adora” não tem o quê comer? O que adianta ter os melhores equipamentos e instrumentos se crianças não têm roupas ou materiais escolares para estudar? O que adianta fazer bazar e campanhas de quilo e não ajudar os cristãos de lugares pobres do Brasil ou do mundo?

O problema não está no dízimo e sim em nos limitarmos aos 10% quando poderíamos até abençoar vidas com mais. Querer praticar algo da Lei não é errado mas deixar de cumprir mandamentos do Espírito Santo Santo para a Igreja da Nova Aliança …isso sim é grave!

Pratiquemos o dízimo, mas também pratiquemos o amor.

Sobre O Conhecimento Exato

A única constante da vida é a mudança! Ver todos os artigos de O Conhecimento Exato

Uma resposta para “Dízimo?

  • Anônimo

    Na visão do meu conhecimeto de quase 20 anos da Biblia … quero deixar bem claro que : ” Dizimo ” não é dinheiro, Dizimo sempre foi Alimento na palavra reveladora de Messias que diz: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.
    Mateus 23:23 … A Tradução de Dizimo por dinheiro foi uma sagassidade do inimigo para que o homem, mesmo sendo homens de Deus se corrompessem e não alcançassem o Reino dos Céus … Existe uma Guerra entre os Céus e a terra …. Desde que o Mundo é mundo pelas almas …. Deus quer a tua alma … mas o Inferno luta por tua alma também … Conheçam a verdade irmãos … amigos … antes que seja tarde … fica aqui esta humilde observação.

    Irmão . Sâmero Jacarepaguá.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Prama Shanti

Espiritualidade, Tantra e Terapia

Rodrigo Queiroz

Umbanda, Reflexões e Psicografias...

UMBANDA

"Você que fala da Umbanda, não sabe o que a Umbanda é, a Umbanda é força divina, a Umbanda é pra quem tem fé. A Umbanda é de Preto-Velho e de Caboclo de pé no chão"

Leonardo Boff

O site recolhe os artigos que escrevo semanalmente e de alguns outros que considero notáveis.Os temas são ética,ecologia,política e espiritualidade.

otrecocerto.wordpress.com/

Novidades Ideias Informação

musicaefantasia

Musica e fantasia: curtas as sugestões de discos, filmes e livros.

Teologando

reflexões sobre a teologia cristã

Rika Ferreira

A fine WordPress.com site

Contos da Lana

Nada e Impossivel para aquele que cre!

No princípio criou Deus os céus e a Terra

Just another WordPress.com weblog

HOLOFOTE.NET - @HolofoteNet - Sob a ótica cristã, analisando o cotidiano

Nada se pode contra a verdade, senão pela verdade

Fora da Zona de Conforto!

O que acontece fora do nosso aquário.

WordPress.com

WordPress.com is the best place for your personal blog or business site.

The WordPress.com Blog

The latest news on WordPress.com and the WordPress community.

%d blogueiros gostam disto: